por Interlegis — última modificação 25/07/2024 13h41

Câmara Municipal de Peabiru: Uma História de Compromisso e Democracia

A Câmara Municipal de Peabiru, localizada na Rua Juvenal Portela, 1020, no centro da cidade, é um marco significativo na história política e social de Peabiru. A sede, nomeada Lauro Waldemar Rogge, abriga o Plenário Vereador Jurceu Sakuma, onde decisões importantes são tomadas em benefício dos cidadãos.

Fundação e Primeiros Anos

A Câmara foi oficialmente instalada em 27 de dezembro de 1952, uma data histórica em que os vereadores eleitos para o quadriênio de 1952 a 1956 iniciaram a sessão solene sob a presidência do Sr. Domingos Camargo Ribas. Durante essa sessão, o Regimento Interno foi discutido e votado, e a primeira mesa diretora foi formada.

Primeira Legislatura

Os parlamentares da primeira legislatura incluíam nomes notáveis como Artur Teixeira, Silvio de Barros, Nicolau Kurek, José Gatti, Jorge Lopes, Joaquim de Souza Freitas, Domingos Camargo Ribas, Demétrio Casarin e Dário Munin. Eles foram apoiados por suplentes dedicados, incluindo Benedito Rodrigues da Silva, Izidoro Pintro, Pedro Gomes Ramalho, Casemiro Radominski, Conceição Antonio da Silva e Henrique Bassi.

Evolução e Sede Atual

Inicialmente, as reuniões da Câmara eram realizadas em uma casa de madeira onde hoje se encontra a Farmácia Santa Maria, na Av. Curitiba. Posteriormente, a Câmara se mudou para o andar de cima da prefeitura durante o mandato de Eleutério Galdino de Andrade (1960), e depois para o Anexo I, no andar superior da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Homenagem e Legado

O primeiro funcionário da Câmara foi o Sr. Lauro Waldemar Rogge, que entrou em 1956 e trabalhou como Secretário da Câmara por 46 anos. Em sua homenagem, a sede do Poder Legislativo de Peabiru foi nomeada Lauro Waldemar Rogge pela Lei n.º 1229/2018.

Nova Sede e Galeria de Acervos

A sede própria do Poder Legislativo de Peabiru foi idealizada e construída durante a gestão de 2001/2004, com a presidência do Vereador Jurceu Sakuma. Inaugurada em 15 de novembro de 2004, o plenário da Câmara leva seu nome. Em 2008, foi criada a Galeria 14 de dezembro, que abriga fotos, documentos e registros históricos do Poder Legislativo de Peabiru.

Compromisso com Peabiru

A Câmara Municipal de Peabiru continua sendo um pilar da democracia local, trabalhando incansavelmente para o bem-estar dos cidadãos. Mais do que um edifício, é um símbolo do espírito democrático e do compromisso com o progresso e desenvolvimento da cidade.