Conversa com os alunos do Pré II do Cmei Santa Paula

por acpaula publicado 05/08/2024 11h20, última modificação 06/08/2024 16h46

Por Arthur Cunha Paula, Diretor de Comunicação Institucional do Poder Legislativo
Peabiru, 05 de agosto de 2024

No dia 2 de agosto, o Plenário Jurceu Sakuma foi o cenário de uma apresentação especial dos alunos do Pré II do CMEI Santa Paula. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com o Presidente da Câmara, sobre a implementação dos tottens “Leitura Sustentável”, uma iniciativa vinculada ao projeto “No campo ou na Cidade, preservar é nossa prioridade!”, desenvolvido pela professora Jaqueline Costa da Silva Soares.

O projeto, elaborado para a turma Infantil 5ª A do CMEI Santa Paula, busca promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade na produção econômica, com ênfase na preservação das árvores nativas, como o Pinheiro do Paraná (Araucária Angustifolia). A metodologia do projeto ressalta a necessidade de proteger essas espécies e utilizar a madeira de forma responsável para a produção de produtos sustentáveis, incluindo o papel.

A ação “Leitura Sustentável” tem como principal objetivo facilitar o acesso e a circulação de livros na comunidade de Peabiru. Os tottens serão instalados em locais estratégicos, como a Unidade Básica de Saúde, UPA, Rodoviária, Biblioteca e Museu, e estarão equipados com livros para diferentes faixas etárias. Estes tottens visam incentivar o hábito da leitura e promover a economia circular, permitindo que os livros sejam retirados e devolvidos ou trocados por outros.

Cada tottem contará com orientações sobre o processo de empréstimo e devolução dos livros, garantindo uma prática organizada e sustentável. A iniciativa busca estimular a leitura como uma atividade acessível e agradável para todos, além de aumentar a conscientização sobre a sustentabilidade do livro físico e a importância da economia circular.

Os tottens serão confeccionados com materiais como papel cartonado, madeirite ou MDF, e serão adesivados para uma apresentação adequada. Além dos materiais para a construção dos tottens, serão necessários livros apropriados para diferentes idades, e cada local de instalação contará com um responsável pela reposição dos livros conforme a necessidade.

A implementação dos tottens “Leitura Sustentável” representa um avanço importante na promoção da leitura e na conscientização ambiental em Peabiru, integrando educação, cultura e sustentabilidade de forma inovadora.

(Exemplo de Tottem)