Doação da Placa de Cidadania Honorária do Sr. Lauro Waldemar Rogge: Homenagem à História e ao Serviço

por acpaula publicado 25/07/2024 11h25, última modificação 25/07/2024 13h29

Por Arthur Cunha Paula, Diretor de Comunicação do Poder Legislativo de Peabiru
Peabiru, 25 de julho de 2024

A Câmara Municipal de Peabiru recebeu ontem, dia 24 de julho de 2024, um presente valioso para a memória e o patrimônio do município. Sérgio Renato Rogge, filho caçula e único vivo de Lauro Waldemar Rogge, doou a placa de Cidadania Honorária que homenageia seu pai. Sérgio esteve presente na sede do Poder Legislativo de Peabiru, que leva o nome de seu pai, acompanhado de sua esposa Gisele Cheslak.

A entrega ocorreu de forma simbólica, mas cheia de significado. A placa foi entregue ao Diretor de Comunicação Institucional da Câmara, Sr. Arthur Cunha Paula, que, em nome de todos os vereadores e funcionários, agradeceu profundamente pela doação. “Recebemos esta placa com grande honra e a guardaremos com todo o cuidado e respeito que ela merece. É um símbolo dos serviços inestimáveis prestados pelo Sr. Lauro Waldemar Rogge ao nosso município”, declarou Arthur.

A placa de Cidadania Honorária, conferida em 16 de dezembro de 1995, contém a seguinte inscrição: "Os Poderes Constituidos do Município de Peabiru, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a lei 110/88, datada de 16 de junho de 1988, concede ao excelentíssimo senhor Dr. Lauro Waldemar Rogge o título de Cidadão Honorário de Peabiru em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município e à coletividade. Peabiru, 16 de dezembro de 1995. Assinam, João Carlos Klein, Prefeito Municipal, e Alaerte Rodrigues dos Santos, Presidente da Câmara".

Lauro Waldemar Rogge tem um lugar especial na história da Câmara Municipal de Peabiru. Ele foi o primeiro funcionário do órgão e dedicou 46 anos de sua vida ao serviço público, desde 1956, durante o mandato do primeiro prefeito de Peabiru, Sr. Silvino Lopes de Oliveira, até 2002. Conhecido por sua caligrafia impecável e pelas atas escritas à mão, Sr. Lauro deixou um legado de dedicação e excelência. Em reconhecimento a essa contribuição, a sede do Poder Legislativo de Peabiru foi denominada "Lauro Waldemar Rogge" pela Lei Municipal n.º 1229/2018, sancionada em 08 de agosto de 2018, pelo então prefeito Julio Cezar Frare, com a aprovação do presidente da Câmara à época, José Durães de Souza.

A doação da placa de Cidadania Honorária não é apenas um ato simbólico, mas um reforço à memória coletiva de Peabiru. Ela relembra a todos os cidadãos a importância de reconhecer e valorizar aqueles que, com seu trabalho e dedicação, ajudam a construir a história e o futuro do município. A Câmara Municipal de Peabiru reafirma seu compromisso com a preservação da memória histórica e cultural de nossa cidade, celebrando a vida e o legado de Lauro Waldemar Rogge, um exemplo de serviço público e dedicação à comunidade.

Veja as imagens do encontro clicando aqui.