Estudantes do Colégio Estadual Quatorze de Dezembro Visitam Câmara Municipal de Peabiru

por acpaula publicado 20/06/2024 09h45, última modificação 08/07/2024 09h43

Peabiru, 10 de maio de 2024 — Em um esforço para fortalecer a educação cívica e promover a compreensão do sistema político brasileiro entre os jovens, a Câmara Municipal de Peabiru recebeu nesta sexta-feira as turmas matutina e vespertina do Colégio Estadual Quatorze de Dezembro. A visita faz parte do programa "Legislativo na Escola", que visa aproximar os alunos da dinâmica e importância das funções da Câmara de Vereadores.

Os estudantes foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Lucas Brito, que conduziu uma palestra elucidativa sobre o funcionamento do sistema político brasileiro. A sessão educativa destacou o papel vital da Câmara na governança municipal e ofereceu aos alunos uma visão detalhada dos processos legislativos.

Além da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de explorar os diversos departamentos da Câmara, proporcionando uma compreensão prática da estrutura legislativa de Peabiru. A experiência foi enriquecida por uma simulação de sessão ordinária, onde os estudantes puderam assumir o papel de vereadores, discutindo e votando em propostas fictícias. Esta atividade prática permitiu que os jovens vivenciassem de perto o processo legislativo e entendessem melhor o trabalho diário dos vereadores.

"A iniciativa é fundamental para aproximar os jovens da política e fomentar a educação cívica desde cedo", destacou Lucas Brito. "Eventos como este são cruciais para promover a participação cidadã e fortalecer nossa democracia."

A Câmara Municipal de Peabiru agradece a todos os alunos e professores envolvidos nesta visita enriquecedora. A instituição permanece comprometida com a promoção de atividades que incentivem a participação cidadã e a educação cívica entre os jovens, reafirmando seu compromisso com a construção de um futuro mais consciente e participativo.

A visita foi um sucesso, proporcionando um valioso momento de aprendizado e troca de conhecimentos, e reforçando a importância de iniciativas que promovam a compreensão do papel das instituições democráticas na sociedade.